28 de março de 2013

Formatura: Criando a comissão!

Oii gente! Prometi a vocês que ia dar dicas sobre como se organizar a respeito da tão esperada festividades de formatura na faculdade e aqui estou para comer essas dicas e inaugurar a tag Formatura!
Os anos finais da faculdade vão chegando e junto com ele o cansaço e a vontade de comemorar quando tudo finalmente tiver acabado, aquela vontade de comemorar e gritar com alívio "CONSEGUI, ACABOU!!!". Tô contando os dias para a minha formatura. mas não foi fácil começar a organizar a turma e a animá-los para as festas! Vou contar algumas coisas importantes que vão servir de dicas para vocês...


O primeiro passo é criar a comissão de formatura. Fale com algumas pessoas da turma que queiram também participar da festas e fale com o líder da turma. Sua turma não tem um líder? Peça a coordenação do seu curso para ajudar numa eleição de líder para a turma, pois o líder é a pessoa que responde pela turma junto a coordenação do curso e a coordenação pedagógica da faculdade. 
Bom, voltando ao assunto, após falar com o líder de turma, ele deverá articular uma eleição para criar a comissão, se na turma de vocês tem gente que não faz todas as matérias e aulas que o pessoal vive faltando, avise com uns 2 dias de antecedência que vocês vão fazer essa eleição para que depois ninguém reclame coisas do tipo: "Mas eu nem estava na aula pra votar em fulano...".
Abaixo respondo umas perguntas básicas, que todo o mundo se faz nesses momentos:

Quantas pessoas devem integrar a comissão de formatura? Essa é uma pergunta muito importante! Na da minha turma, somos em 5: Presidente, vice-presidente, secretária, tesoureira 1 e tesoureira 2. 

Precisa de tanta gente assim, Gleid? Sim, precisa! Mais sei que nem sempre rola de muitas pessoas assumirem o compromisso. Aconselho que seja no mínimo 3 pessoas e no máximo 6! 

Porque precisa ter duas pessoas respondendo pela mesma função? Eu sou a presidente da comissão de formatura da minha turma. Nos dias em que eu não for para a aula, nos dias em que eu tiver reunião com a coordenação do curso, com a diretoria da faculdade ou outras tantas coisas que me impedem de estar em sala de aula, vai ter outra pessoa respondendo por mim. E são nos dias em que eu falto que o povo mais procura alguém da comissão para fazer perguntas! Ter duas pessoas como tesoureira é importante também pois sempre tem alguém para conferir os cálculos e as contas, porque mexer com dinheiro já não é fácil, mexer com o dinheiro dos outros então...

O que as pessoas fazem na comissão? Novamente vou dar exemplos da minha turma: Nós não contratamos uma empresa que organiza festa, optamos por escolher tudo a dedo, pois achamos que sai mais barato e não temos condições financeiras de sair esbanjando, já que na minha turma a maioria é estagiário, Nós estamos a meses pesquisando cerimoniais e enviando milhões de e-mails para pegar orçamento pra ver qual fica mais em conta pra todo o mundo. A comissão também tem que ir atrás de uma Igreja para a cerimônia religiosa, arranjos de flores, placas de homenagem aos professores, etc... TUDO o que você já viu acontecendo em uma festa de formatura foi a comissão quem decidiu. A comissão representa o restante dos alunos perante tudo, mais é tudo mesmo! Da escolha dos convites as lembrancinhas da festa!

DICAS
• Uma boa dica é que a comissão crie um e-mail para compartilhar com as pessoas que vão participar das festas as finanças. As pessoas sempre perguntam das finanças e querem (e tem a obrigação) sempre ver aonde o dinheiro delas está sendo investido.

• Crie também um grupo no facebook para reunir as pessoas, compartilhar imagens do cerimonial, das becas, links do cerimonial, da empresa de fotografia, etc. pois as pessoas vão conhecendo o trabalho das coisas que vocês estão contratando.

• Tenha TUDO anotado. Mas tudo mesmo! Desde uma reunião, o que foi decidido, as sugestões das pessoas da turma, quanto vai custar aquela hora a mais do cerimonial...E não confie somente em anotar tudo no computador! Anote por lá, salve em um pen drive também e anote em um caderno! É sempre bom ter mais de uma fonte.

• Falando em caderno, compre um caderno para anotar todas essas coisinhas, vai ser de grande ajuda.

No momento não me recordo mais de alguma dúvida, mais caso alguém queria perguntar algo sinta-se a vontade! Podem me perguntar aqui ou no meu twitter (@gleidgasparini)

Em breve volto com outras dicas para a formatura! 

Beijos e boa páscoa! (:
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Críticas construtivas e sugestões são sempre bem vindas!
Espero que tenha gostado do blog! Volte mais vezes!
Besos ;*