1 de maio de 2013

Livro - As vantagens de ser Invisível, de Stephen Chbosky.


Demorei mais tomei vergonha na cara de vir falar sobre esse livro! Confesso que demorei pra finalizar ele também porque me falta tempo nesses últimos meses #faculdadedadepressão.
Vamos a sinopse:


Sinopse - As Vantagens de Ser Invisível - Stephen Chbosky

Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.
As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.
Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.




Quando peguei o livro para ler achei que se tratava de uma trama passada em uma escola com dramas de adolescentes e toda essa história que estamos acostumados a ler nos livros e a ver nos filmes. Mas tenho que confessar que me espantei com a intensidade desse livro e de seu personagem principal, Charlie. Com o desenrolar da história vamos conhecendo Charlie e entrando em seu mundo tão diferente, um mundo que logo percebemos que há uma coisa de estranho, algo errado até que só nos damos conta do que seja no final do livro! O livro tem uma linguagem adolescente e se passa nos anos 90, o que é bem legal, pois fui uma criança dos anos 90, então, como na vida de muitos adolescentes, tudo acontece ao mesmo tempo, num turbilhão de emoções inexplicáveis e o jovem Charlie vai tentando descobrir seu lugar no mundo, "participando" mais das coisas, da sua vida família, sua vida escolar, etc.
Lembro que quando terminei de ler o livro fiquei sem palavras para descrevê-lo e sim, me senti como Charlie, me senti infinita e me sinto assim.
Super recomendo o livro e agora vou atrás do filme, para ver se é tão intenso como o livro e tão infinito também!



Quem leu? O Que achou???
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Críticas construtivas e sugestões são sempre bem vindas!
Espero que tenha gostado do blog! Volte mais vezes!
Besos ;*