24 de maio de 2015

10 conselhos que eu daria a mim mesma a dez anos atrás


A 10 anos atrás eu estava com 17 anos, no auge da minha adolescência, dominando a escola no ensino médio, estudando para passar de ano, para prestar vestibular, rodeada de amigos e com tudo isso eu me mostrava a melhor pessoa do mundo, mais no fundo no fundo rolava uma insegurança dentro de mim que muitas pessoas nem imaginavam ao me ver no dia a dia, eu sempre passei a imagem de uma pessoa forte sendo que muitas vezes ficava me remoendo no fundo, sem dar brecha pra nada. Portanto, se a Gleid de 27 anos fosse amiga da Gleid de 17 anos ela daria os seguintes conselhos:

1- Se dedique mais aos estudos

Aos 17 anos eu inda não tinha a noção da importância que a escola tinha na minha vida e no meu futuro, fui perceber isso um pouco tarde, porém consegui recuperar um pouco do tempo perdido. Mas sei que deveria ter aproveitado pra prestar atenção naquela aula de química onde o professor falava sobre ligações covalentes e ter entendido aquela porcaria de uma vez por todas e ter deixado o papo com as amigas sobre os namorados pra hora do recreio e não tomar bomba no bimestre e ter que ficar de prova final.

2 - Aproveite as oportunidades

Acredite: Você não terá duas chances em muitas coisas na vida. Portanto, quando você passar naquelas seletivas super concorridas de handebol que você tanto sonhou vá até o fim com isso. O mesmo vale pra bolsa de estudos na melhor escola do estado, a chance de entrar na faculdade...

3 - Nem tudo o que reluz é ouro

Vocês já ouviram esse ditado? Lembro que eu tinha um jogo de caça ao tesouro e essa carta era uma bomba que fazia a gente voltar umas boas casas no tabuleiro e eu perdia minha colocação porque investia em algo que não era tudo isso que imaginava no jogo. Na minha adolescência não foi diferença. Sei valor demais a quem não merecia e deixei muita gente que vali a pena ter do meu lado de lado. Inverti os valores em alguns momentos da minha vida e me deixei deslumbrar com certas atitudes e que no final resultaram em um coração partido.

4 - Escute mais a sua mãe

Tudo o que mãe fala acontece, não é verdade? Só fui perceber isso lá pelos 20 e tantos anos. Se toda vez que eu tivesse ouvido "Gleid, essa garoto não presta", "Gleid essa pessoa não é seu amigo de verdade, só quer sua amizade por interesse" ou "Gleid, ele não gosta tanto de você quanto você gosta dele" eu teria evitado metade das minhas decepções amorosas e metade das minhas decepções com as pessoas.

5 - Sua família são sim seus amigos

Adolescência é uma fase complicada, eu neste período tentava achar meu lugar no mundo e me distanciava cada vez mais da minha família. Queria criar meu nome, deixar a minha marca e não queria que minha família se envolvesse tanto na minha vida, achava mico. Olha só que coisa, quando mais precisei quem é que estava ali do meu lado? Minha família, pois é...

6 - Ria mais de si mesma

Caiu? Ria de você mesmo! Pagou mico na frente do paquera? Ria da situação! Desencana porque a vida é curta demais para ficar estressada com esse tipo de coisa.


7 - Não vá na onda de todo o mundo

Como minha mãe sempre disse, "eu não sou todo o mundo", portanto nunca fui de ir na pilha/ideia dos outros. Se meus amigos tinham ima identidade falsa pra entrar na balada antes do permitido, eu ia nas festas "by teens" e ficava feliz com isso. Se meus amigos saiam pra beber quando a lei só permite que maiores de 18 anos bebam, eu nem sequer ficava perto e nem experimentava cerveja, vodka ou outro tipo de álcool. O mesmo vale para drogas. Isso foi uma coisa que nunca fui de fazer, mais daria esse conselho para mim mesma continuar com essa atitude.

8 - Mantenha o seu estilo

Você acha que ir pra escola de meia 3/4 é legal, então continue a ir. Se você acha que seu penteado é legal, a sua make, a sua cor de esmalte, continue a ser quem você é, esse é o seu estilo. Não dê ouvidos a quem te critica pelo que você veste, as pessoas tem que gostar de você pelo o que você é. Apesar de nunca ter dado bola a quem criticava o meu estilo, muito pelo contrário, várias garotas de turmas mais novas da escola copiavam o meu tênis, as minhas meias, o meu cabelo...


9 - Se ame incondicionalmente, invista em você!

Uma hora a gente aprender que o maior amor da nossa vida é a gente mesmo e com isso aprendemos também que antes de gostar de qualquer pessoa devemos gostar de nós mesmo. Se aceite do jeito que é e se não gostar de algo em você mesmo: mude. Mas mude por você e não porque a sociedade te impõe a seguir certos padrões ou porque as pessoas te criticam por ser do jeito que é!


10 - Aproveita cada fase da vida, o tempo é muito curto!

Sem essas de pular fases da vida: faça cada coisa a seu tempo e com isso aproveite cada momento como se fosse o último. Clichê? Nem tanto. Se tem uma coisa que eu aprendi até agora em 2015 é que certos momentos da vida não voltam atrás nem que tentamos refazê-los como passou e o principal: nem todas as pessoas que amamos vão estar na nossa vida pra sempre, muitas partem de maneira inesperada e muito cedo, portanto, não perca a oportunidade de dizer o quanto ama e o quanto as pessoas a seu redor são importantes pra você!


E você, quais conselhos daria a você mesmo a 10 anos atrás?
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Críticas construtivas e sugestões são sempre bem vindas!
Espero que tenha gostado do blog! Volte mais vezes!
Besos ;*